domingo, 29 de novembro de 2009

PAP da guirlanda de sacola plástica


Natal Reciclável


Depois de um longo período sem postar, retorno com novidades, porém, em tempo de repassa-las a vocês antes do Natal.
Existe no mercado, uma guirlanda mais linda que a outra, com preços uns mais lindos que os outros (para não dizer uns mais caros que os outros), então trouxe para mostrar a vocês essas lindas guirlandas feitas de sacolas de supermercado para enfeitar e alegrar seu Natal! Para a confecção você vai gastar bem pouco, com R$ 20,00 fiz 3 guirlandas.
A guirlanda tem origem anterior ao nascimento de Jesus, na Grécia Antiga e no Egito ela já estava presente. Eram adornos de chamamento, porta de entrada dos Deuses neste mundo, memoriais de consagração. Na Roma Antiga, oferecer um ramo de planta significava um voto à saúde. Eles colocavam coroas de louros e outras folhagens em suas portas para atrair a saúde e a prosperidade aos moradores da casa. Posteriormente seu significado permaneceu com a crença de que heras, pinheiro, azevinho e outras plantas ofereciam proteção no inverno, contra os maus espíritos. A guirlanda natalina representa o ciclo de nascimento e morte da vida. Simboliza a ressurreição e a paz. Ela é sinal de esperança e renovação. Sua fita vermelha representa o amor de Deus que nos envolve e seu brilho (das velas acesas ou enfeites) a fé e a alegria.
FONTE: Artes e sabores da Lilica
Que este natal traga todo o amor, a alegria, a paz, a saúde e a prosperidade que as guirlandas simbolizam e podem lhe proporcionar!


Fiz esta primeira para colocar no meu local de trabalho, me empolguei e fiz mais algumas. Olhem que lindas!!!



Trouxe o passo-a-passo, é um pouco trabalhosa, mas, o resultado final é surpreendente.



Veja como é fácil!!
Você vai precisar de: papelão, fita adesiva larga, cordão de silicone ou até mesmo um pedaço de fita (para pendurar a guirlanda), fita larga para o laço, bolas de natal, flores artificiais e as sacolas de supermercado é claaaro.
Vamos lá...mãos a obra!!!

Dobre ao meio e mais uma vez ao meio no sentido da altura uma média de 18 a 20 sacolas (juro que não estou fazendo propaganda do supermercado rsrsrs). Corte as alças fora


O comprimento das tiras iremos definir cortando um pedaço como na foto abaixo
Faça assim: meça este pedaço com a largura de outra sacola dobrada
Estique o pedaço cortado e corte mais uma vez tendo como base a parte maior
Corte também do lado esquerdo

Então aquele pedaço depois de cortado vai ficar assim, dividido em três tiras de mais ou menos 26cm x 7cm. Tudo bem até aí?

Agora vamos abrir o pedaço maior e cortar dos dois lados.

Dobre ao meio e faço novo corte

Dobre um terço e corte

E mais uma vez

Deverá ficar com 12 tiras, mais as 3 anteriores num total de 15 tiras

Agora vamos preparar a base da guirlanda. Utilizei 2 pratos com tamanho equivalente a uma circunferência de 28 cm (para a maior) e 24 cm (para a menor). Utilizei uma caixa de pizza tamanho grande.

Envolva esta base com a fita adesiva

Chegou o momento tanto esperado, a hora de dar forma à guirlanda. Separe as tiras de 3 em 3 e amarre-as com 2 nós, bem junto umas das outras, para que a guirlanda fique bem farta.




Depois de terminada a amarração é hora de separar, abrir as tiras para dar o efeito do festão

E agora é só enfeita-la de acordo com sua criatividade. Corte as astes das flores bem embaixo do buquê para que você tenha comprimento suficiente para enrolar na base de papelão.

Agora é só pendurar.
Olhem como ficou a minha.