segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Festividades

O blog Só Artes Criativas está fazendo aniversário.
Será realizado um sorteio em comemoração. Participem.
Vejam AQUI . Boa sorte a todas.
Parabéns pelo blog Soraia

Dicas de cola para decoupage em chinelo

Assim que vi em um programa de TV esta técnica de decoupage em chinelos de borracha, me apaixonei e resolvi pesquisar mais a fundo. Vídeos daqui ... vídeos dali, já não sabia qual a cola mais eficaz a ser usada, pois, em cada um deles a indicação era diferente. Então, resolvi testar algumas delas e tirar minhas próprias conclusões.

A experiência foi realizada neste par de chinelos azul marinho abaixo (mais do que usado...nem parece né, ficou novinho em folha rsrsr). Utilizei 4 tipos de cola e somente uma delas aprovei.

1) Cola Multcolage da Acrilex - tampa laranja: encontrei passo a passo com a indicação deste produto para colar tecido em borracha, porém, a cola é para decoupage com papel. Mesmo assim fiz o teste. Não recomendo, pois, descolou com a maior facilidade.

2) Cola Multcolage da Acrilex - tampa azul: então resolvi utilizar esta, recomendada pelo fabricante para tecidos. Colou mais ou menos, sabe como é, meia boca. Pensei, ainda não é esta.

3)Super cola pano da Acrilex - utilizei esta cola no chinelo preto (logo abaixo) ficou bom mas ainda não estava satisfeita porque a decoupage é com guardanapo e o tecido é mais difícil de colar. Além de tudo a cola não é resistente à água.

4) Cola de contato - ou cola de sapateiro. Eu acredito que esta cola cumpre bem a sua função por ser própria para colar sapato, mas, não gostei porque tem um cheiro muito forte além de dar mais trabalho, pois, é necessário passar a cola no tecido e no solado do chinelo, aguardar o tempo de mordência, sem contar a lambuseira que faz. Com esta eu também não me acertei.

5) Cola Pano da Glitter - já estava cansada do gruda e desgruda quando resolvi testar a mesma cola que utilizei para fazer as flores de PET. E não é que colou!!! Ainda não satisfeita, fiz o teste final deixando por 24 horas o chinelo de molho na água e o resultado foi satisfatório. Agora sim posso dizer com propriedade que não desgruda.

6) Ainda tem a cola com resina - mas, esta eu ainda não testei.

Os chinelos de cores : azul e rosa são decorados com tecido e o preto com guardanapo. Utilizei cola pano tanto nos pares feitos com tecido quanto aquele com guardanapo.

Ah!!! para finalizar o trabalho passo duas demãos de verniz brilhante para impermeabilizar o chinelo e tirar aquele efeito grudento que a cola deixa no solado.

Outra dica IMPORTANTE: algumas pessoas ensinam riscar o tecido rente ao solado e cortar antes da colagem. Não faça isso, vc irá se arrepender. Eu oriento que se corte o tecido com pelo menos um dedo a mais que o solado, cole, aguarde o tempo de secagem e só então corte o tecido. Uma tesourinha de bordado fará o corte perfeito e seu trabalho ficará com um acabamento de primeira. Se preferir, utilize um estilete (desde que vc tenha habilidade suficiente para isso é claro!!!). A cola deixa o tecido endurecido nas bordas e assim fica fácil cortar.

Bom, espero ter ajudado.

Um abraço carinhoso e

Boa sorte!


sábado, 22 de janeiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Caixa decorada para lembrancinha IV


Pretas com decoupage em tecido xadrez e poá

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Caixa decorada para lembrancinha III


Vermelhas com decoupage em tecido

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Caixa decorada para lembrancinha II


Azuis com craquelê e decoupage em tecido

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Lembrancinha de casamento


"A união entre duas pessoas
gera uma nova história
dentro da história de alguém.
Que vocês possam trilhar um caminho
de alegrias, conquistas e escrever uma história
baseada na cumplicidade,
nos gestos de carinho e na alegria
em caminhar lado a lado."

Parabéns e felicidades aos noivos!


domingo, 16 de janeiro de 2011

Decoração de Natal com PET - Pinhais - Pr

EM TEMPO

"Natal ecológicamente correto"

Decoração natalina realizada pela Prefeitura do Município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba - Paraná.
Parabéns aos idealizadores!

Bosque Municipal






O detalhe da chama e da vela derretida foi feita com isopor



sábado, 15 de janeiro de 2011

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Gráfico tapete coruja

Uma amiga virtual me pediu o gráfico desta coruja postada no dia 22 de março de 2010, mas não encontrei. Então, visitando a internet outra amiga virtual "salvou a pátria" e aqui está ele. Obrigada PATRICIA.

Porta vinho - Pátina lavada passo a passo

EU FIZ ASSIM
  • vale lembrar que procedimentos pré e pós pintura são os mesmos das demais técnicas
  • 2 demãos de latex branco
  • 1 demão de PVA laranja escuro da acrilex: com um pedaço de malha macia e úmida (deixe a malha espremida, amassada como se fosse fazer o fauso couro), vá literalmente lavando a tinta laranja, a tonalidade fica a seu critério
DICAS

Gente, eu adorei trabalhar com a tinta latex, se você ainda não experimentou, está na hora, tenho certeza que vc vai gostar também.

DETALHES 

  • decoupagem com papel
  • acabamento com sianinha laranja na tampa e na borba da decoupage, colei com cola pano
  • sombreamento com chocolate da acrilex



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Falso couro


Fundo latex marrom e para dar o efeito de couro, mistura de latex branco com marrom que resultou num camurça muito bonito. Tampa com decoupage em papel de parede (amo este papel)


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Decoupage em lata decorada

Caixinha medindo 9x9x2 cm, adesivo para decoupage e poá feito com o pinta bolinhas.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Falso couro com passo a passo

A técnica de pátina falso couro pode ser obtida da seguinte fora:
  1. tom sobre tom ou
  2. com duas cores contrastantes, sendo;
  • 1ª opção: iniciando a primeira cor em tom escuro e terminando com cor clara (saara),
  • 2ª opção: inciando a primeira cor em tom claro e depois cor escura (verde oliva) como no exemplo abaixo.
1º passo: sempre que iniciamos a decoração de uma caixa devemos observar se há necessidade de preparar a peça antes da mesma receber a tinta, aplicando uma base seladora que depois de seca deve ser lixada levemente;

2º passo: com a primeira cor (saara) passar duas demãos de tinta aguardando secagem entre uma e outra demão;

3º passo: a segunda cor (verde oliva) será usada uma única vez e deve ser diluída com um pouco de água;

4º passo: reserve uma vasilha com água e um pedaço pequeno de malha macia;

5º passo: passe uma camada de verde oliva e logo em seguida, ainda com a tinta úmida, mergulhe a malha na água e retire o excesso apenas apertando, espremendo na mão. Sem abrir a malha (ela ficará um bolinho") vá rolando em cima da tinta úmida, sem parar, de um lado a outro da peça, se for necessário repita a operação lavando e amassando a malha. Quanto mais amassada a malha melhor ficará o efeito;

6º passo:  couro que se preze deve ter costura. Com um pincel fino ou um pinta bolinhas faça a costura, aqui neste caso com cor saara;

7º passo: peça pronta para decorar. No exemplo usei papel para decoupage, sombreei para realçar e impermeabilizei com verniz spray fosco.

8º passar: agora é só aguardar para receber os elogios.

Um grande abraço    




sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Porta vinho em pátina provençal ou pátina francesa com passo a passo

  1. Pinte a peça com a cor desejada para o fundo (neste caso é o verde), 2 camadas é o suficiente;
  2. Passe vela branca no sentido do comprimento e sempre na mesma direção em toda a caixa (vela deitada);
  3. Pinte com uma cor contrastante, aqui representada pela cor branca, passe 2 camadas com secagem entre elas, se for usar o secador coloque no frio para não derretar a vela;
  4. Aguarde secamento total e com uma lixa 120 para madeira, vá desgastando com cuidado a tinta branca fazendo movimento retos no mesmo sentido da vela. As ranhuras ficam maiores ou menores conforme a pressão que é dada com a lixa. Lembre-se de trocar a lixa a medida que for acumulando tinta nela;
  5. Libere sua criatividade na decoração e finalize com verniz fosco spray.
DICA: como 2ª opção, vc pode substituir a vela por cera em pasta.



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Porta jóia com decoupage em 3D passo a passo

Cores utilizadas
  • 1ª cor: rosa ciclame
  • 2ª cor: vinho com chocolate (numa proporção de 2  medidas de vinho para 1 de chocolate) e uma pitada de preto
  • Tintas da acrilex
  • Papel para decoupage 3D: recorte todas as figuras e vá intercalando entre uma e outra, gotas de silicone para dar o volume.
  • DICAS: Nesta flor resolvi inovar e ao invés de utilizar o silicone , trabalhei o volume com uma fita dupla face grossa, o resultado aprovou. Mas cuidado, a aderência desta fita é poderosa, se vc colocar a fita no lugar errado ela não desgruda facilmente e o seu trabalho pode se danificar. Recortar pedacinhos de EVA e colar entre uma camada de papel e outra é uma ótima opção e o efeito 3D fica perfeito, afinal, temos que ter sempre uma carta na manga quando não dispomos do material ideal em casa.



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Caixa sextavada com aplicação papel de parede

Tinta PVA para decoupage cor cerâmica clara, papel de parede e aplicação arranjo floral. Uma tirinha do papel na lateral da tampa completou o charme desta caixa. Para finalizar um sombreado ao redor do papel.

DICA: o sombreamento é um artifício importantíssimo para realçar e valorizar o seu trabalho. Ele faz com que a decoupage não fique "chapada", sem vida. Dá volume, relevo.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Craquelê

Verniz craquelê com tinta latex branca em toda a tampa. Na parte de baixo utilizei tinta latex branca com pigmento violeta. Dentro uma tonalidade mais suave e para o exterior da caixa acrescentei umas gotas a mais de pigmento.


Eu fiz assim:
  • Passei 2 demãos de tinta lilas
  • Depois, uma camada generosa de Verniz Craquelê (porque eu queria o craco graúdo)
  • Antes do verniz secar completamente, passei uma camada de tinta branca, você vai observar que o craquelado aparece quase que imediatamente, por isso, não passe uma segunda vez o pincel no mesmo lugar, o segredo é carregar o pincel um pouco mais de tinta . Se você nunca trabalhou com este material, sugiro que faça um teste antes de aplicar na peça.
DICA: a vantagem de usar tinta latex (aquela de pintar casa) é que não há a necessidade de impermeabilização, além da possibilidade de se obter variados matizes e do rendimento.

O tamanho do craco vai depender da quantidade de verniz que você utilizar. Portanto, camada fina de verniz resulta num craco miúdo, consequentemente, camada grossa de verniz, craco graúdo. Em peças pequenas o ideal é optar pelo craco miúdo.


Mesma técnica em tamanho menor, craquelê somente em cima, o detalhe aqui é na lateral da tampa com aplicação em renda.



domingo, 2 de janeiro de 2011

Porta jóias com decoupage em guardanapo

Características da caixa:
  • Pintura com tinta acrílica preta
  • Decoupage com guardanapo
  • Interior revestido com papel camurça preto (substituindo flocagem)
  • Aplicação de fita em cetim preta com laço channel e miçanga