quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Chinelo bordado VII
Segui as instruções neste link, gostou? VEJA vc também. Acesse o link e clic na imagem para obter o passo a passo.
domingo, 19 de dezembro de 2010
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
II Concurso de Artesanato
Este ano participei do II Concurso de Artesanato realizado pela Prefeitura Municipal de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, desta vez com a Bolsa Ecológica 3R, esta peça recebeu o terceiro lugar. Havia prometido postar o passo a passo detalhadamente, porém, isso não vai mais ser possível. As peças vencedoras ficaram em posse da comissão do concurso e farão parte do acervo da Prefeitura. Terei que confeccionar outra rsrsrs.
OUTRAS PEÇAS APRESENTADAS
Desafio guirlanda sacola plástica
Mais uma guirlanda quentinha saindo do forno minha gente. E vejam só, a MARJORY não só fez a sua, como também apresentou um elemento novo com muita criatividade, uma estrela dourada no centro da guirlanda em papel manilha. Vocês não acham que ficou linda? Marjory desejo a você um Natal especial ao lado daqueles que você ama. Um beijo
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Tessellations hydrangea
Quadro com moldura de origami e flor hydrangea.
Já estou me aperfeiçoando nas dobras!!!
Fonte de pesquisa
- Vídeo com PAP da MOLDURA.
domingo, 12 de dezembro de 2010
Patchwork embutido - bolas de natal
Artesanato com discos de vinil
Disco de vinil é coisa do passado??? De jeito nenhum!!!
O segredo é:
Transformar algo velho, em novo.
Objeto velho, utilidade nova.
Há muito se sabe que os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais.
O que a princípio possa nos parecer uma invenção contemporânea, na verdade, são trabalhos realizados através de técnicas antigas e resgatadas, herdadas e ronovadas através dos tempos.
É possível transformar um disco de vinil em objetos de decoração e utilitários como: relógio de parede, quadros, vasos, fruteiras, bandejas, tigelas, porta canetas entre outros. As peças podem ficar ao natural, pintadas ou até mesmo decoupadas.
Para moldar o vinil é preciso colocar no forno do fogão (não utilize micro-ondas) a 180º mais ou menos. Acenda a luz e fique observando, pois, a transformação é muito rápida. Coloque na sequência - um refratário redondo, o disco e um peso que pode ser outro refratário menor ou quantos forem necessários para que o fundo do disco ceda com o calor. Se isso não acontecer, o peso não foi suficiente ou o refratário de baixo é menor do que deveria ser.
Talvez seja necessário moldá-lo, mas isso deve ser feito com uma certa agilidade, pois, o vinil esfria rapidamente. Se isso acontecer, deve-se repetir o processo levando-o novamente ao forno.
Geralmente o disco não cede de forma uniforme, nesse caso retire o peso e arrume-o dentro do recipiente como na foto abaixo.
Se preferir, poderá colocar o recipiente tido como base dentro de uma forma retangular para facilitar a retirada. Faça isso com uma luva de cozinha para não se queimar.
Aqui o disco é colocado em cima de um vidro que suporte o calor do forno, com isso as bordas cairão sobre ele. Pode ser utilizado no lugar do vidro, fôrmas de alumínio de diversos tamanhos ou latas. Quando você tiver percebido que as bordas do disco cairam, retire do forno e coloque dentro de um recipiente e molde-o ou faça com as mãos, (assim é mais difícil porque você não tem tempo suficiente para moldar todas as curvinhas). De repente me ocorreu a idéia de utilizar aqueles vasinhos de alumínio (sem tinta) para servir de molde. Uma outra idéia é usar uma forma quadrada, bem centralizada, assim as bordas cairiam lateralmente e você teria uma bandeja. Eu, passaria uma tinta e aplicaria uma decoupage no fundo. Tô até vendo. Acabei de ter outra idéia, que tal um cachepô? Ou um sousplat?
sábado, 11 de dezembro de 2010
Tessellations
Hydrangea rosa
Minha primeira tessellation. Aprendi AQUI. Com o vídeo fica fácil.
Hydrangea dupla vermelha.
Esta hydrangea o vídeo não ensina, tive queimar alguns neurônios até pegar o jeito.
Não foi fácil, mas, consegui fizaliza-la.
Agora estou criando coragem para fazer ESTA.
Outros testes:
A escolha do papel é fundamental para a qualidade deste tipo de origami.
Percebi que papéis de presente não são recomendáveis por serem mais frágeis e
devido às inúmeras dobras realizadas o papel pode rasgar e perder a coloração nas partes vincadas.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Embalagem para presente com caixa de leite
O Natal vem aí e se você está procurando por embalagens originais e criativas para presente, veio ao lugar certo. Estas são recicladas, feitas com caixa de leite longa vida, mas, se você quiser diversificar pode utilizar qualquer embalagem Tetra Pak, como a de sucos por exemplo que são mais estreitas, porém, mais longas ou as de iogurte. A idéia básica está aí, use sua criatividade para criar novos modelinhos e novas formas de pintura, decoupage, estas, são pintadas com tinta Latex e decoradas com stencil.
Veja como é fácil fazer:
- Faça a abertura da embalagem com um corte bem na marca da dobra da caixa.
- Antes da caixa receber a tinta, devemos prepará-la com um fundo - uns indicam 1 a 2 demãos de Primer (bastante prático) outros, passar álcool com um pano para tirar as letras (acho desnecessário) e ainda há aqueles que orientam passar uma lixa fina para retirar aquela película lisa que impede da tinta aderir (desconsiderem totalmente esta). As minhas eu pintei com tinta Latex de pintar parede mesmo e o resultado foi satisfatório, vejam o que fiz - 3 demãos de tinta branca com intervalo de secagem, depois usei corante nas cores: amarelo, azul, vermelho e verde para misturar com a cor branca. Se a quantidade de embalagens a serem feitas for grande vale a pena proceder desta forma, caso contrário pode ser comprado a tinta pronta e aí com uma vasta variedade de escolha. Ficou em dúvida? Veja o custo/benefício. Não há necessidade de impermeabilizar com verniz, inclusive se na hora de usar o stencil você borrar a pintuta, pode colocar a caixa debaixo da torneira e lavar sem medo. Uma outra opção é decoupar a caixa com temas natalinos.
- Para usar o stencil, recorte um pedaço de uma esponja (é esta mesmo, aquela de cozinha com um lado amarelo e outro verde rsrsr) coloque em um pratinho de vidro ou numa bandeja de isopor - aquela de carne- um pouquinho da tinta escolhida e com o lado amarelo da esponja molhe na tinta uma pequena quantidade, tire o excesso dando pequenas batidas no recipiente, posicione o stencil no local desejado e também com pequenas batidas vá preenchendo a parte vasada do stencil, lembre-se retire bem a tinta da esponja, mas, se borrar pode lavar, desde que a tinta ainda esteja molhada.
- Espere secar e use sua criatividade para fizalizar a decoração com fitas, alças, cola com glitter, botões, biscuit e por aí vai...
- Ainda quer mais dicas? Veja no final da postagem.
- Vários modelinhos neste vídeo, um mais lindinho que o outro.
- Aqui, com uma técnica bem interessante a marmorização por imersão, adorei.
- Olhem essas, revestidas com papel de presente, que fofas.
- Gente olhem esta com filtro de café usado, que show.
- Que delicadeza.
- Mais uma, muito requinte.
- Assim fica difícil escolher, minha nossa, lindas.
- Você pode optar por um estilo envelhecido que também é um show, nesse caso, aquele processo de retirar a película da caixa é necessária, neste flickr tem outra maneira de fazer isto, veja.
Noooosssaaaa, quanta criatividade e bom gosto, as artesãs estão de parabéns!!!
FAÇA A SUA PARTE
Reduza... reutilize... recicle...
E agora pessoal, chega de blá, blá, blá e mãos à obra!!!
Um beijo enorme!!!
Assinar:
Postagens (Atom)