Tinta PVA para decoupage existe em grande quantidade e marcas diferentes, mas, você já experimentou utilizar tinta Latex, aquela de pintar parede? Não!! Então depois de ler essas dicas aposto que você vai querer matar a curiosidade ...
Vantagens da tinta Latex:
- Não precisa de impermeabilização - tinta PVA em contato com a água, amolece, forma bolhas e descasca, por isso, a necessidade de usar um verniz, seja ele fosco, semi brilho ou brilhante.
- Compra-se somente a tinta branca - para fazer as cores utiliza-se pigmento ou corante.
- Partindo sempre das cores primárias, mais o preto e o branco, nós podemos fazer todas as outras cores.
- Com a combinação dessas cores primárias podemos criar várias secundárias. Por exemplo, a mistura das cores azul e vermelho produz as tonalidades do roxo ao lilás. Acrescentando um pouco de branco, teremos o lilás. Ao acrescentar maior quantidade de azul, teremos o roxo.
- Rendimento - com uma bisnaga de corante/pigmento que custa em média R$ 2,50 pode-se fazer 1 litro ou mais de tinta, conforme a tonalidade.
- Praticidade - depois de seca a tinta não sai em contato com a água. Ótimo, pois, se fizermos uma decoração e o resultado não for satisfatório, um trabalho com estencil por exemplo, pode colocar a caixa debaixo da torneira e lavar sem medo. Com a tinta PVA isso não seria possível. Aguarde secagem e tente novamente.
- Pode-se usar verniz semi-brilho ou brilhante como uma opção de acabamento, para deixar a peça com um detalhe a mais, porém, como já foi dito, não há necessidade de impermeabilizar.
- Muito boa para pintar painel de festa infantil. Econômica e o pincel desliza que é uma maravilha.
Gente, eu adorei trabalhar com a tinta latex, se você ainda não experimentou, está na hora, tenho certeza que vc vai gostar também. Essa dica aprendi com a professora de artesanato Lourdes.
Até a próxima dica no Vi-vendo e aprendendo. Beijocas
Nenhum comentário:
Postar um comentário