domingo, 28 de novembro de 2010

PAP Bolsa Ecológica 3 Rs

Algumas pessoas me perguntaram por que 3 Rs? Resposta na ponta da língua, respondi: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, afinal, temos que fazer a nossa parte e proteger o meio ambiente.
Para cortar as tiras não tem segredo nenhum, ou melhor, tem um segredinho sim, mas vocês tiram de letra. Conheço três formas de cortar as sacolinhas, uma delas é esta que estou postando e que escolhi para confeccionar a Bolsa Ecológica 3Rs. Caso não consiga entender o passo a passo, no final coloquei um vídeo. Um outro PAP é este AQUI demonstrado de forma clara e objetiva pela professora Elaine e finalmente um terceiro que embora as dobras da sacola pareçam ser as mesmas o corte final é diferente, VEJA e confira.
Como eu havia escrito, fiz a bolsa para transportar meus tricos prá lá e prá cá, mas, você poderá fazer uma bolsa de praia, que tal? Diria até, por que não fazer uma para o dia-a-dia???
Não é por falta de dicas que você irá ficar sem a sua Bolsa Ecológica 3Rs, vai??? Mãos à obra.
Mandem fotos que postarei aqui no blog com os devidos créditos. Bom trabalho.

PASSO A PASSO

1) Dobre ao meio e mais uma vez ao meio.

 2)Recorte a sacola fazendo tiras de mais ou menos 2cm de largura, despreze o fundo e as alças.
3) Não tive a curiosidade, ou a idéia, de contar quantas sacolas utilizei, mas, posso dizer que foram muuuiitas e também levei muito tempo juntando-as (meses) pois, queria que a bolsa ficasse de uma só cor. Para isso, colecionei sacolas de um único local.
 
4) Agora abra tira por tira, sobreponha as pontas de duas tiras (elo da direita por cima do da esquerda). Aqui o critério principal é a paciência e vou dizer uma coisa, precisa de muuuuiiiita paciência.
5) Passe por baixo do elo da esquerda e por dentro do elo da direita.
6) E puxe com cuidado para não arrebentar. Se isto acontecer não precisa inutilizar a tira, pode dar um nó, porque ao tecer com o croche o nó não aparecerá. 


7) Siga assim até emendar uma boa quantidade de tiras (elos) e depois enrole.

O PAP da bolsa ipsis litteris eu fico devendo, no momento não a tenho comigo. Assim como no ano passado, estou participando de um concurso de artesanato e a bolsa foi uma das peças que apresentei. Como não segui nenhuma receita para faze-la, não me lembro exatamente do número de pontos, linhas e aumentos que utilizei, somente após ter levado as peças para a comissão do concurso é que a ficha caiu... (ninguém é perfeito rsrsr).
Mas, posso adiantar que a base foi iniciada com uma correntinha de aproximadamente 20 cm e fiz o croche em volta desta corrente, ou seja, o fundo ficou oval e com largura de mais ou menos 15 cm. Terminada a base você terá que "subir o seu trabalho", para isso, proceda como estivesse fazendo um sapatinho de bebê e vá aumentando nas laterais, somente nas laterais, gradativamente até a altura dos passa fitas. Ao invés de fitas, fiz com viés. O viés marrom é simples, com uma carreira de pontos vazados. O viés verde tem duas carreiras de pontos vazados e a passagem do viés é o mesmo que costurar uma barra com ponto "pé de galinha", sabem como é né (o trabalho é feito da esquerda para a direita, coloque na ponta do viés um alfinete de gancho e introduza em um ponto alto da carreira de passa fitas superior desta vez da direita para a esquerda, puxe o viés. Faça a mesma coisa no ponto alto da carreira inferior)  ai meu Deus, agora embolei de vez o meio de campo, costureiras de plantão me socorram!!!! Veja AQUI  um esboço do ponto "pé de galinha", espero que ajude.
O botão fica a seu critério, eu procurei muito por um botão de madeira bem grande, mas não encontrei, tive que me contentar com este mesmo, ficou bonito, mas, acredito que a madeira cairia melhor no contexto.
Para dar maior sustentação, o acabamento das alças e da abertura da bolsa fiz com ponto CARANGUEJO (eta bicharada rsrs).
Para finalizar, fuxiquem à vontade, se é que me permitem o trocadilho rsrsr.







Nenhum comentário:

Postar um comentário