Assim que vi em um programa de TV esta técnica de decoupage em chinelos de borracha, me apaixonei e resolvi pesquisar mais a fundo. Vídeos daqui ... vídeos dali, já não sabia qual a cola mais eficaz a ser usada, pois, em cada um deles a indicação era diferente. Então, resolvi testar algumas delas e tirar minhas próprias conclusões.
A experiência foi realizada neste par de chinelos azul marinho abaixo (mais do que usado...nem parece né, ficou novinho em folha rsrsr). Utilizei 4 tipos de cola e somente uma delas aprovei.
1) Cola Multcolage da Acrilex - tampa laranja: encontrei passo a passo com a indicação deste produto para colar tecido em borracha, porém, a cola é para decoupage com papel. Mesmo assim fiz o teste. Não recomendo, pois, descolou com a maior facilidade.
2) Cola Multcolage da Acrilex - tampa azul: então resolvi utilizar esta, recomendada pelo fabricante para tecidos. Colou mais ou menos, sabe como é, meia boca. Pensei, ainda não é esta.
3)Super cola pano da Acrilex - utilizei esta cola no chinelo preto (logo abaixo) ficou bom mas ainda não estava satisfeita porque a decoupage é com guardanapo e o tecido é mais difícil de colar. Além de tudo a cola não é resistente à água.
4) Cola de contato - ou cola de sapateiro. Eu acredito que esta cola cumpre bem a sua função por ser própria para colar sapato, mas, não gostei porque tem um cheiro muito forte além de dar mais trabalho, pois, é necessário passar a cola no tecido e no solado do chinelo, aguardar o tempo de mordência, sem contar a lambuseira que faz. Com esta eu também não me acertei.
5) Cola Pano da Glitter - já estava cansada do gruda e desgruda quando resolvi testar a mesma cola que utilizei para fazer as flores de PET. E não é que colou!!! Ainda não satisfeita, fiz o teste final deixando por 24 horas o chinelo de molho na água e o resultado foi satisfatório. Agora sim posso dizer com propriedade que não desgruda.
6) Ainda tem a cola com resina - mas, esta eu ainda não testei.
Os chinelos de cores : azul e rosa são decorados com tecido e o preto com guardanapo. Utilizei cola pano tanto nos pares feitos com tecido quanto aquele com guardanapo.
Ah!!! para finalizar o trabalho passo duas demãos de verniz brilhante para impermeabilizar o chinelo e tirar aquele efeito grudento que a cola deixa no solado.
Outra dica IMPORTANTE: algumas pessoas ensinam riscar o tecido rente ao solado e cortar antes da colagem. Não faça isso, vc irá se arrepender. Eu oriento que se corte o tecido com pelo menos um dedo a mais que o solado, cole, aguarde o tempo de secagem e só então corte o tecido. Uma tesourinha de bordado fará o corte perfeito e seu trabalho ficará com um acabamento de primeira. Se preferir, utilize um estilete (desde que vc tenha habilidade suficiente para isso é claro!!!). A cola deixa o tecido endurecido nas bordas e assim fica fácil cortar.
Bom, espero ter ajudado.
Um abraço carinhoso e
Boa sorte!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário