segunda-feira, 8 de abril de 2013

Baú com filtro de café e imitação de costura passo a passo





Passo a passo:
1) Primeiro vamos ao "pulo do gato" esta dica fará toda a diferença no final. Sempre que for colar filtros de café dilua a cola branca com um pouco de água, numa proporção de 1X1, Ex: uma colher de cola para uma colher de água. Caso você não faça isto, fica muito difícil de espalhar a cola e depois de seco a textura fica áspera. Você saberá se a consistência está correta ao passar o pincel na caixa e este deslizar suavemente. Se o pincel estiver pesado quer dizer que é preciso colocar um pouquinho mais de água, mas cuidado, se a cola ficar muito líquida o filtro pode descolar. Então siga a medida de 1X1 que não tem erro. E a textura gente, fica magnífica ao toque, parece que é couro de verdade.
2) Para este tipo de trabalho não é preciso lixar a peça nem aplicar uma camada de base, cole diretamente na caixa.
3) Corte aleatoriamente com uma tesoura pedaços de filtro. Pedaços de acordo com o tamanho da caixa.
3) Passe cola em um pedacinho da caixa (uma boa camada) cole o retalho de filtro e logo em seguida aplique cola por cima do filtro. Não esqueça de sobrepor um pouco os pedaços para que não apareça nenhum pedacinho da caixa. Você vai perceber que à medida em que vamos colando os pedaços anteriores tendem a formar uma bolha, não passe mais cola, este é um erro muito grave que você não conseguirá arrumar depois. Apenas vá voltando ao trabalho, passando o pincel e reforçando as pinceladas sem cola, perceba que o filtro irá se acomodar assim que o MDF absorver a cola do filtro. Aguarde secagem completa. "A paciência é a alma do negócio".
4) Com um pinta bolinha (escolha a ponta menor) e tinta preta vá fazendo os pontinhos pretos dos dois lados de cada emenda.
5) Agora com tinta branca ou palha (na caixa usei o palha) e um pincel liner simule a costura. Você pode fazer outros tipos de costura também. Ex tipo alinhavo, em X,  alinhavo intercalando pontinho ...
6) Nesta caixa eu fui colando em toda a volta sem abrir a tampa. Se você observar na foto em destaque o pedaço de filtro começa na tampa e termina na parte de baixo da caixa. É isto mesmo, a caixa fica toda vedada, depois de bem seca é só passar um estilete cortando com cuidado.
7) Agora é só impermeabilizar com verniz fosco. Particularmente não gosto de verniz brilhante no filtro, fica muito artificial (aliás, não gosto de verniz brilhante em quase nada). No rodapé da caixa, aí sim, pintei com verniz brilhante para destacar a peça. Olhando "com os olhos" (perdoem-me a redundância) a impressão é que está costurado, só percebe-se que é pintura se olhar "com os dedos" rsrsrsr

Ah!!! por dentro pintei com marrom e verniz brilhante. Aí sim, achei que caberia perfeitamente o verniz brilhante. Sugiro que use o verniz brilhante com bastante restrição.
Beijos e até a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário